Visualizar

domingo, 24 de maio de 2009

HIERARQUIA ATUAL

Hierarquia atual


MARINHA éxercito
AERONÁUTA
Oficiais
generais
Imagem:Almirante.gif
ALMIRANTE1
Imagem:Marechal.gif
MARECHAL1
Imagem:Marechal ar.gif
MARECHAL-DOR AR1
Imagem:Almirante esquadra.gif
ALMIRANTE DA ESQUADRA
Imagem:General exercito.gif
general-de-exército
Imagem:Tenente brigadeiro.gif
tenente-brigadeiro
Imagem:Vice almirante.gif
VICE-ALMIRANTE
Imagem:General divisao.gif
GENERAL-DE-DIVISÃO
Imagem:Major brigadeiro.gif
MAJOR=BRIGADEIRO
Imagem:Contra almirante.gif
contra-almirante
Imagem:General brigada.gif
general-de-brigada
Imagem:Brigadeiro.gif
brigadeiro
Oficiais
superiores
Imagem:Capitao mareguerra.gif
capitão-de-mar-e-guerra
Imagem:Coronel.gif
coronel
Imagem:Coronel fab.gif
coronel
Imagem:Capitao fragata.gif
capitão-de-fragata
Imagem:Tenente coronel.gif
tenente-coronel
Imagem:Tenente coronel fab.gif
tenente-coronel
Imagem:Capitao corveta.gif
capitão-de-corveta
Imagem:Major exercito.gif
major
Imagem:Major fab.gif
major
Oficiais
intermediários
Imagem:Capitao tenente.gif
capitão-tenente
Imagem:Capitao.gif
capitão
Imagem:Capitao fab.gif
capitão
Oficiais subalternos
Imagem:Primeiro tenente.gif
primeiro-tenente
Imagem:1tenente.gif
primeiro-tenente
Imagem:1tenente fab.gif
primeiro-tenente
Imagem:Segundo tenente.gif
segundo-tenente
Imagem:2tenente.gif
segundo-tenente
Imagem:2tenente fab.gif
segundo-tenente
Imagem:Guarda marinha.gif
guarda-marinha
Imagem:Apirante.gif
aspirante
Imagem:Aspirante fab.gif
aspirante



















Oficiais Generais

* Generalíssimo - título atribuído em alguns países aos chefes-de-estado militares ou aos comandantes-chefes do Exército.
* Marechal-general ou capitão-general - antigamente, o posto mais alto no exército português, cujo titular era inicialmente o comandante-chefe do Exército, ficando mais tarde reservado ao próprio rei. Este posto não existe actualmente nem em Portugal nem no Brasil.
* Marechal-do-Exército - título honorífico atribuído a certos generais; no Brasil já foi uma patente.
* Coronel-general - posto existente apenas em alguns países, responsável pelo comando de um Exército ou grupo de exércitos. Noutros países dá-se o título de coronel-general aos oficiais generais que exercem o comando honorário de uma arma ou corpo militar (ex.: coronel-general da Cavalaria);
* General ou General-de-Exército - Oficial General responsável pelo comando de uma grande unidade superior à Divisão. Antigamente era o comandante de uma arma específica (ex.: General de Infantaria). No Exército Português actualmente o posto de General está reservado ao Chefe do Estado-Maior do Exército e ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. No Brasil existem vários Generais-de-Exército que exercem diversos altos comandos;
* Tenente-General ou General de Divisão - General responsável pelo comando de uma Divisão ou comando militar equivalente. Até ao séc. XVIII o posto denominava-se Mestre-de-Campo-General;
* Major-General ou General de Brigada - General responsável pelo comando de uma Brigada. Até meados do séc. XVIII, o posto chamava-se Sargento-Mor de Batalha. Desde o séc. XVIII até meados do séc. XIX, o posto chamou-se Marechal de Campo. Passou depois a chamar-se Major-General e posteriormente General de Brigada. Em Portugal, o posto foi extinto em 1911 e restaurado em 1937 com a denominação de Brigadeiro. Em 1999 passou novamente à designação de Major-General.
* Brigadeiro-General ou Brigadeiro - posto intermédio entre o de Oficial General e Oficial Superior, antigamente responsável ao mesmo tempo pelo comando de uma Brigada e por um dos Regimentos seus componentes. Em Portugal, o posto foi extinto em 1863 e reintroduzido com as mesmas características no período de 1929 a 1937. Entre 1937 e 1999, utilizou-se o termo Brigadeiro para designar o General de Brigada. Neste país, Brigadeiro-General é, desde 1999, uma graduação temporária, atribuída a determinados Coroneis para exercerem certos comandos especiais. No Brasil este posto não existe actualmente.

Oficiais superiores

* Coronel tirocinado - em Portugal é o posto dos coroneis com o curso de oficial general, que ainda não foram promovidos a esse posto. No Brasil este posto não existe.
* Coronel - o mais alto posto de oficial superior, tradicionalmente comandante de um regimento. Antigamente, era chamado mestre-de-campo.
* Tenente-coronel - oficial superior que exerce as funções de 2º comandante (subcomandante) de um regimento ou de comandante de um batalhão independente. Até inícios do século XIX, nas ordenanças, o posto era chamado capitão-mor.
* Major - 2º comandante (subcomandante) de um batalhão independente ou comandante de um batalhão integrado num regimento. Até inícios do século XIX, o posto era conhecido por sargento-mor.

Capitães (oficiais intermediários)

* Capitão - tradicionalmente o comandante de um companhia, esquadrão ou bateria.

Oficiais subalternos

* Tenente ou primeiro-tenente - comandante de um pelotão ou adjunto de uma companhia, esquadrão ou bateria;
* Alferes ou segundo-tenente - o posto inicial de um oficial com a formação completa, responsável pelo comando de um pelotão.

Oficiais em Formação

* Aspirante a Oficial - Militar com o curso superior completo, mas ainda em estágio numa unidade militar. Em alguns casos pode assumir o comando de um Pelotão;
* Cadete - Aluno de uma escola superior militar (ex.: Academia Militar de Portugal ou Academia Militar das Agulhas Negras do Brasil). Antigamente era um jovem nobre que estagiava como Soldado num Regimento, para se tornar seu Oficial.

Sargentos

O escalão de sargentos corresponde a militares de carreira com uma formação mais avançada que as praças e que auxiliam os oficiais no exercício do seu comando. Na actualidade os sargentos assumem uma importância cada vez maior, exercendo o comando operacional de diversas unidades básicas. Os sargentos também são conhecidos por oficiais inferiores, suboficiais ou non-commissioned officer.

Sargentos superiores

* Sargento-mor, também sargento major, subtenente ou suboficial - o posto mais elevado de sargento, exercendo a função de adjunto do seu comandante. Antigamente era chamado Sargento-ajudante.
* Sargento-chefe - actualmente, em Portugal, o posto mais alto de sargento num batalhão. Antigamente era chamado sargento-quartel-mestre. No Brasil este posto não existe.
* Sargento-ajudante - actualmente, em Portugal, o posto mais elevado de sargento numa companhia. No Brasil o posto não existe.

No exército brasileiro, foi recriado recentemente a graduação honorífica de sargento-brigada para o sargento mais antigo com excelente comportamento em cada unidade operacional.

Sargentos subalternos

* Primeiro-sargento - tradicionalmente o sargento superior de uma companhia. Em Portugal, actalmente é o sargento-de-pelotão, auxiliando o seu comandante no exercício do comando;
* Segundo-sargento - em Portugal, o posto mais básico de sargento profissional. No Brasil o sargento-superior do pelotão;
* Furriel ou terceiro-sargento - em Portugal, os postos de furriel correspondem aos sargentos não profissionais (militares voluntários, contratados, etc.). No Brasil, terceiro-sargento é o primeiro posto da categoria dos sargentos.
* Aluno - militar em formação em Escola de Formação de Sargentos com graduação equivalente ao cabo.

Praças

Os praças são o grupo de militares com a formação mais básica, com poucas ou nenhumas responsabilidades de comando, são essencialmente executantes. Os diversos postos são os seguintes:

* Cabo - o soldado que comanda uma Esquadra ou grupo básico de soldados. Antigamente era chamado cabo-de-esquadra. Em Portugal, desde finais do séc. XIX é chamado de 1º cabo.

No Brasil, em algumas especialidades militares, é chamado taifeiro-mor;

* Anspeçada - tradicionalmente a primeira graduação a que um soldado pode ser promovido. Em Portugal, no final do séc. XIX passou designar-se 2º cabo.
* Soldado - o mais baixo posto de militar, com a formação completa. No Brasil, em algumas especialidades é chamado de Taifeiro.
* Recruta - a denominação de uma praça que ainda está a receber a formação militar.

Fonte(s):

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs