Visualizar

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CASA DE PEDRA JESUÍNO BRILHANTE EM PATU

A Casa de Pedra do cangaceiro Jesuíno Brilhante

Em meio ao patrimônio histórico e paleontológico da cidade de Patu encontra-se a Casa de Pedra do cangaceiro Jesuíno Brilhante.

A gruta está localizada na Serra do Cajueiro, que possui desde a base até as altitudes mais elevadas inúmeros abrigos criados pelo rolamento de grandes blocos de granito. Estes blocos são formados devido ao intemperismo e falhas que atuam na rocha. Um destes abrigos é a caverna de Jesuíno Brilhante. Toda a área faz parte da fazenda Cajueiro, ficando localizada às margens da RN-078. Está distante entre cinco e seis quilômetros de Patu e seu atual proprietário é conhecido como Júnior de Josa Baiano. Durante o período do ciclo do algodão no Rio Grande do Norte, mais de 150 famílias chegaram a viver na propriedade, sendo esta fazenda um importante centro econômico local. Atualmente ainda existem as benfeitorias da época como casa sede, capela, currais, casas diversas etc.

A distância média da sede da propriedade até a entrada da gruta do cangaceiro Jesuíno Brilhante é de 1.800 metros, seguindo em parte por uma trilha aberta no meio da mata. Nessa última trilha localiza-se uma nascente, a qual foi provavelmente foi utilizada pelos cangaceiros.

A altitude média da Serra do Cajueiro é de cerca de 700 metros de altitude, estando a gruta localizada em torno dos 370 metros. Sua entrada principal está voltada em direção nordeste, encoberta em meio a densa vegetação.

A SEPA RN já realiza pesquisas nesta caverna há quase dez anos, onde em uma topografia anteriormente realizada definiu a área total de progressão da caverna de 60,46 metros, desnível em 6,72, extensão norte-sul de 14,64, extensão leste-oeste de 14,22 e altura média de dois metros.

As seções transversais são irregulares, pela acomodação dos blocos. Sua localização em coordenadas geográficas em UTM ficou definida em 648736E 9319399N.

Um comentário:

  1. PENSAR QUE EU NASCI AI TÃO PERTO , E ESTUDEI NO GRUPO ESCOLAR DA FAZENDA CAJUEIRO HOJE VIVO TÃO LONGE MAS TENHO MUITAS SAUDADES DA MINHA QUERIDA TERRA NATAL. SO QUE EU NASCI E ME CRIEI ATA OS DOSES ANOS NA FAZENDA ANEXO A ESSA AI. A QUE ERA DO SR JOÃO PEREIRA EX- PREFEITO DE PATU. ( SAUDADES)

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

Minha lista de blogs